.:FSAqui:.: 737xA320, e suas airlines: Qual o melhor?

quarta-feira, 2 de março de 2011

737xA320, e suas airlines: Qual o melhor?


       Sim! Agora vamos a esta bela discussão que engloba a maioria de nós, aviadores: Qual o melhor? 737 ou A320? É isso que vermos aqui. Primeiramente daremos as fichas técnicas, depois estaremos analisando um exemplo de vôo de cada em uma certa empresa que também será analizada, vôo feito por mim.


Vamos as fichas das seguintes aeronaves voadas: (Obs. Em negrito os com a pontuação mais alta).

Boeing 737-800 (WL)


Boeing 737-8AS aircraft picture
------------------------------------------------------------------------------------------
Comprimento: 39,5m
Envergadura: 34,3m
Altura: 12,5m
Fuselagem: 3,76m
Cabine: 3,54m
Peso máximo de decolagem: 79.010Kg / 174,200lbs
Velocidade Cruzeiro: mach 0,785
Velocidade Máxima mach 0,810
Alcance: 5.665m
Empuxo (CFM56-7): 27.300lbs
Total de vendas em 2006: 251

Airbus A321-200


Airbus A321-231 aircraft picture
-------------------------------------------------------------------------------------------
Comprimento: 44,51m
Envergadura: 34,1m
Altura: 11,6m
Fuselagem: 3,95m
Cabine: 3,70m
Peso máximo de decolagem: 78.970Kg
Velocidade Cruzeiro: mach 0,780
Velocidade Máxima: mach 0,820
Alcance: 5.600m
Empuxo (IAE V2500): 27.450lbs
Total de vendas em 2006: 216


Na pontuação o 737 ganha por 1 ponto: Boeing 6x5 Airbus


Agora veremos as aeronaves em vôo. Como se comporta um passageiro em cada uma das aeronaves, no caso, eu.

:) ÓTIMO | :| MODERADO | :( RUIM | ;( PÉSSIMO

Boeing 737-800 (WL)
Vôo SBEG-SBPV
Reserva: :) 
Ótima! O site estava sem dar nenhum leg, e foi rápido na hora de comprar. Você pode escolher sua cadeira. O pagamento também, com agilidade.

Check-In: :| 
Apesar da pequena fila do lado de fora, dentro os funcinarios são muitos e são ágeis.

Avião: :| 
A aeronave ainda possuía lixo do vôo anterior. Algumas cadeiras nas posições incorretas. Porém ele estava cheiroso e frio ;D.

Comissários: :) 
Muito bem obrigado. A equipe se mostrou atenciosa na hora de ajudar os passageiros com bagagens de mão e nos chamados em vôo. Sempre com rostos abertos e alegres.

Serviço de bordo: :(
Muito ruim. Serviram bolachas da mais fulera pior qualidade, sem ter Coca-Cola em vôo Ö

Entretenimento: ;(
Para falar a verdade não houve entretenimento nenhum. Não tinha DVD na aeronave e nem entrada pra fone de ouvido! O único entretenimento era ver a paisagem pela janela "/.

Conforto: :)³
Sem qualquer duvida, o 737 é uma das melhores aeronaves que eu já voei. Não faz muito barulho, tem corredores largos, na poltrona pode quase deitar-se! Ela inclina em um ângulo muito bom para dormir, e tem espaço até de sobra para os pés. Muito bom mesmo.


Airbus A321-200
Vôo SBEG-SBSL

Reserva: :( 
Não muito boa. O site travava muitas vezes. Tive que reiniciar o Chrome várias vezes pois alguma coisa tirava meu frames :/

Check-In: :| 
Uma grande fila para a bagagem. Porém eu agradeço a um dos funcionários que conseguiu fazer meu irmão pequeno entrar na aeronave sem a identidade que tínhamos esquecido em casa.

Avião: :) 
Aeronave limpa e cheirosa. Poltronas ajustadas e tudo certinho.

Comissários: ;( 
Ô coisa chata de se ver é um comissário de cara feia. Todos, sem excessão estavam de cara fechada. Não atendiam quando chamavam-os em vôo. Péssima qualidade

Serviço de bordo: :)³
Ótimo! Serviram sanduíches de queijo, presunto e tomate quente com refrigerantes e sucos variados. E se você quisesse mais um sanduba, eles te traziam outro! ;D

Entretenimento: :)
Muito bom. Desde o início eles desceram as telinhas de DVD e vemos alguns filmes da TAM por um tempo. Depois apareceu o GPS as estatísticas da aeronave em vôo: Em que lugar estava no mapa, quanto tempo e distância faltavam e etc.

Conforto: ;(
Agora tem um 'porém'. Eu tenho pena dos passageiros nas aeronaves da família A320: Poltronas muito próximas às da frente e muito estreitas com as ao lado. Corredor muito fino, onde no caso, se viessem 2 pessoas de lados opostos haveria um pequeno desconforto na hora de passar.


Em comparação, a aviônica do A320 é ótima: Tudo é controlado eletronicamente, tem DVDs para todos os passageiros, fones de ouvido, GPS etc. Porém o caso do desconforto é uma pena. Já o 737 tem espaço até demais, faltou investir na aviônica: Na parte de dentro tornou-se até ultrapassado. Porém continua sendo o avião mais vendido de todos os tempos. A Airbus tem tornado uma grande batalha com a grande Boeing, e pelo que nós sabemos agora está subindo muito, colocando seus aviões extremamente avançados. Hoje em dia o conforto é uma coisa que todos os passageiros exigem, mesmo sendo vôos curtos. Viajar é bom? Sim! É muito bom, porém ficar em média 1hr dentro de um avião no desconforto causa estresse e aborrecimento até com a própria companhia aérea. Por enquanto, a Boeing ainda ganha esta guerra. Mas pelo que a pontuação indica, é melhor a Boeing se modernizar ou então os "Ônibus dos Céus" vão òs ultrapassar.


Grande abraço,
Marcus Vinícius Guerra.



Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Aonde ja se viu um passageiro da gol falar que o conforto é, pelo menos, razoável.A gol definitivamente na matéia conforto deixa, e muito! a desejar...Outro aspecto muito importante é o pouso, faço direto a ponte aérea pela gol(mais barata)e é impossivel não notar o pouso brusco.Sei que é impossivel falar de suavidade em sbrj ou sbsp mas a gol exagera!A Tam tbm não é lá essas coisas, quem nunca teve um certo receio por parte da manutenção das aeronaves da tam?Agora com a junção(compra) da Lan espero que esse aspecto melhore, mas não posso concordar de jeito nenhum da vitória da gol sobre a tam!
    A vitória do boeing sobre o airbus vai muito além dos pontos que vc usou(não é por menos que ja foram escritos livros sobre isso)
    No mais parabéns pela iniciativa de criar uma discussão saudavel no site sobre um assunto agradável e sério!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Não concordo com este post. Tenho muita esperiência de vôos nas duas companhias(além de ser piloto de avião), então conheço bem o assunto. Todas as vezes que voei TAM, fui muuuuuito bem atendido, sempre com muitos sorrisos no rosto da tripulação, inclusive com ajuda na bagagem, sempre encontrei aviões limpos e arrumados. Com questão conforto, os aviões da gol passa longe, poltronas sempre sujas e sem espaço nenhum. Voos com mais de 3H e sem refeição e entreterimento, TODAS AS VEZES que voei Gol paguei mais caro que na TAM. Sem contar que os voos da Gol são piores em decolagem e pouso, muito duro e a tripulação não informavam nada, nem mesmo turbulência. Um voo longo e tremendo muito sem mesmo um aviso de atar cinto ligado. A TAM tem além de conforto, bom atendimento, entreterimento e refeição, minha opinião, não voem gol, SEMPRE procurem a TAM que terão mais conforto, Atendimento e uma viagem diferenciada, com qualidade em tudo.

    ResponderEliminar
  3. Sim Gabriel,

    Respeito a sua posição sobre o post. Porém, se você não viu, na parte de cima eu disse que ía usar um "EXEMPLO" de um passageiro que no caso sería "EU". Então você também está tirando um exemplo seu. Não importa se você é piloto ou não; Humildade e bom senso ajudam na integridade. Não adianta querer comparar dois exemplos dizendo qual o certo e o errado. Como eu disse, é um EXEMPLO. "Na natureza nada é absoluto, tudo é relativo"(Albert Einstein e a teoría da relatividade). Também não estamos aqui para fazer propaganda de linhas aéreas. Tudo depende; Depende do avião, depende do estado emocional como está (estressado, alegre etc.), e depende do ponto de vista de cada um. Então assim como respeito seu comentário e de todos, respeite minha postagem ;) Assim ajuda a promover a paz mútua.

    Grande abraço, Marcus Vinícius Guerra

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Athos ;D

    Sim, é só o começo de uma discussão, ainda tem mais por aí e espero que participe novamente ;)

    Grande abraço,
    Marcus Vinícius Guerra

    ResponderEliminar

.:Obrigado pelo seu comentário:.