.:FSAqui:.: Aterragem por ILS (Instrumental Landing System)

domingo, 18 de setembro de 2011

Aterragem por ILS (Instrumental Landing System)



Ora muito boas a todos...

Tenho notado que tem muita gente com dificuldade em simular IFR e o mais basico ILS, por isso trago-vos essa bela postagem...

Bem agora vamos falar um pouco sobre a aterragem por instrumentos (ILS – Instrumental Landing System).
Para se fazer a aterragem por instrumentos é necessário seguir alguns passos (segundo a minha experiência):
1) Conhecimento da aeronave (velocidade de perda, de aproximação e aterragem), assim como o uso dos flaps (permitem ajudar a travar a aeronave e principalmente a aumentar a sua sustentação a baixa velocidade);
2) Conhecimento da frequência de ILS da pista (ex: 03 de Lisboa frequência 109.10) em que a torre o autoriza a aterrar, que é sempre contra o vento; frequência de ADF, caso a pista tenha (ex: a pista 03 de Lisboa tem um ADF, CHARLIE-PAPA (CP), que tem a frequência de 389hz;
3) Os sistemas de navegação devem estar sintonizados em NAV e não GPS;
4) Altitudes de aproximarão (que estão nas cartas de navegação, porque há aeroportos com altitudes muito elevadas);
5) Conhecimento da altitude do aeroporto (este dado e mais outros podem sem encontrados no GPS).
Falando agora da minha experiência vou dar o exemplo como faço a aproximação à 03 de Lisboa.
Para fazer uma aproximação mais segura sobrevoo o Cabo Espichel (tem lá um VOR) em direcção ao ADF CP que está alinhado com a 03. Normalmente para interceptar esse ADF alinho a aeronave no vector 360º, aproximadamente 30º a menos do vector da pista, que é de 028, faço isto porque me estou a aproximar pelo lado esquerdo. Se fosse pelo lado direito a aproximação devia ser feita no vector 058 (30º + 28º). Procuro interceptar o ADF CP a 3200 pés. Quanto estou nesse ponto ligo o botão APP para o piloto automático assumir a aproximação. (se repararem no visor aparecem 2 traços: um vertical e um horizontal que interceptam o localizer e o glidslop respectivamente. Para a aproximação estar correcta esses 2 traços devem estar completamente cruzados).
No que respeita à velocidade, podem controla-la pelo AP ou manualmente. Devem respeitar a velocidade de aproximação e de aterragem. Depois disto tudo é so deixar o avião descer…. Sem medo.
As luzes papi também são um bom indicador de como está a correr a ateragem. este sistema pode ser representado de duas formas: 2 barras ou 4 luzes. A descida perfeira deve ser um uma barra branca e outra vermelha, no caso das quatro luzes devem estar acesas duas brancas e duas vermalhas.

Bons Pousos...


 





No video abaixo deixo-vos os procedimentos de aterragem por ILS no A321



Espero que gostem
Abraços Duff

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