.:FSAqui:.: INTERPRETAÇÃO DE CARTAS DE APROXIMAÇÃO POR INSTRUMENTOS

terça-feira, 24 de maio de 2011

INTERPRETAÇÃO DE CARTAS DE APROXIMAÇÃO POR INSTRUMENTOS

Ora muito boas a todos...
A minha principal meta foi comprida chegar aos 4 Milhões de visitantes e com isso gostaria de agradecer a todos aqueles que nos apoiaram e que continuam a nos apoiar...
Mas mas para frente irei fazer uma postagem sobre esse assunto...
Bora a isso...
Sou um jovem apaixonado pela aviação( quando falo aviação inclui todos os tipos de voo não tenho preconceitos...;P ) e venho tentando ensinar muita gente a seguir esse caminho no mais real possível e com isso não só posto addons de Flight Simulator mas também tento trazer Tutoriais de voo, video-aulas e videos de aviação real afinal não podemos ficar só limitado ao FS temos de ver como é o mundo lá fora...
Temos aqui óptimos manuais de voo que o Cmte.Dallaglio e não só irei trazer mais video-aulas e tutoriais alguns da minha autoria...
Basta de escrever...
Por isso trago-vos esse tutorial de interpretação das cartas de de Descida ou Aproximação por Instrumentos (IAL - Instrument Approach and Landing ou IAC - Instrument Approah Chart)...

As carta de Descida ou Aproximação por Instrumentos (IAL - Instrument Approach and Landing ou IAC - Instrument Approah Chart) tem a finalidade de mostrar ao piloto as informações necessárias da trajetória do procedimento de descida que será executado a partir de um auxílio básico até o ponto onde deverá ser obtido o contacto visual com a pista para finalizar a aterragem visual, ou então ser iniciada um “go-around” borregar. Normalmente, as Cartas de Descida ou Aproximação são utilizadas após as Cartas de Área ou Rota. As Cartas apresentam vista "em planta" e "em perfil".

Exemplo de Carta de Aproximação por Instrumentos

EXPLICAÇÃO DA CARTA DE APP. POR PARTES

Na parte superior da carta está indicado o tipo de procedimento da carta e a localidade o nome do aeródromo/ aeroporto.

Na parte Inferior da Carta é indicado:

O nome do procedimento

A pista e qual o auxílio, que poderá ser de precisão (DA): ILS ; MSL ; PAR ou de não precisão (MDA): NDB, VOR, DME, VHF – DF e ASR:

Localidade e Nome do Aeródromo

VISTA EM PLANTA

Nesta parte o procedimento é apresentado no formato de planta, dentro da planta existem diversas informações importantes para a realização do procedimento de descida.

1) MSA – Altitude Mínima de Setor: Para cada procedimento de aproximação IFR serão estabelecidas altitudes mínimas de setor que serão aquelas altitudes mais baixas que poderão ser utilizadas, prevendo-se uma separação mínima de 1000 pés acima dos obstáculos contidos num raio circular de 25Nm de raio, centrado no auxílio rádio básico do procedimento. Sempre que possível os setores corresponderão aos quadrantes determinados pelo N, S, E ou W (magnéticos). As MSA serão apresentada em altitude quando forem iguais ou inferiores à altitude transição (TA) ou em forma de níveis de vôo (FL) em caso contrário.

2) Órgãos e Freqüências: Neste campo, na parte superior direita ficam as freqüências e os órgãos de controle. Mesmo constando as freqüências, o piloto deve consultar o ROTAER e os Notam´s para ver se existe alguma alteração.

3) Órbita Principal: Local de início do procedimento de aproximação por instrumentos. Além da órbita são indicados o fixo base para a órbita, a sua freqüência e os rumos que a aeronave deverá seguir para realizar a manobra e a trajetória do procedimento.

4) Trajetória de Arremetida: Indica para o onde a Aeronave deve prosseguir após arremeter, geralmente é a trajetória prolongada da pista que a leva até uma órbita de espera. A descrição da Arremetida vem explicada na carta logo abaixo da visão “em perfil”. Veremos isso mais detalhadamente depois.

CONTINUA ....


Espero que gostem
Abraços Duff


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