.:FSAqui:.: 8 anos sem Transbrasil! ='(

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

8 anos sem Transbrasil! ='(


É galera... Hoje completa 8 anos que a minha companhia aérea favorita deixou de colorir o céu... Mais um triste aniversário que passa despercebido pela imprensa e pela justiça brasileira! Enquanto um simples incidente com um avião da TAF acontece em Guarulhos, e o Lombardi é enterrado tendo seu rosto revelado só agora (não que ele não seja importante, oeeeeeeeee!! \XD/), o que sobrou da Transbrasil já está desperdiçado e sem esperanças... Como vocês podem ver na segunda foto, estes foram um dia os três Boeing 767-2Q4 PT-TAA, PT-TAB e PT-TAC, que foram os primeiros da America Latina e um dos primeiros do mundo, e que jazem já mortos no aeroporto de Brasília! (não zifio, não foi a Varig que operou os primeiros 767 do Brasil ¬¬)...
Abaixo eu conto porque eu gosto da Transbrasil e também a origem da minha paixão por aviões...

Quando eu tinha 6 anos, eu fui num passeio de escola para o aeroporto, e eu entrei em um 767-200 da Transbrasil. Foi muito legal, eu fiquei impressionado com as cores do avião, uma coisa bastante colorida! A partir daí começou a nascer uma paixão por aviões em mim... E eu e meus coleguinhas fomos à cabine e ficávamos falando coisa com coisa no rádio da aeronave! Eu falei pro comandante porque ele não fazia o “rabo-íris” voar, ele respondeu rindo que não podia voar porque senão o chefe ia demitir ele e nunca mais ele iria pilotar um “rabo-íris”. De fato o apelido pegou, porque dali em diante toda vez que eu via um avião da Transbrasil, eu falava “olha o rabo-íris passando!”... Uma pena que eu só pude falar isso por pouco mais de 1 ano...

Alguns meses depois deste passeio, no dia 8 de dezembro de 2000, era aniversário da minha mãe (por isso não esqueço a data \XD/), e num momento da festa, eu liguei a TV que tinha num quarto vazio da casa. Então noticiaram no Jornal Nacional que Omar Fontana morreu, quando falaram que ele era o dono da Transbrasil, eu falei “coitado, lá se foi o dono dos “rabo-íris”...”.

Exatamente um ano mais tarde, no dia 3 de dezembro de 2001, a Transbrasil paralisou de vez. Eu falei “agora se foi os rabo-íris”, e obviamente, nunca mais os vi voando. Mas minha paixão pela Transbrasil continua até hoje!

Junho de 2009. Depois de tanto tempo sem ir no aeroporto de Brasília, me deparei com os três 767-200 que serviram a Transbrasil até o fim, os “rabo-íris”! Mas eles não estavam lindos como eu os vi a muitos anos atrás, estavam totalmente sujos, suas pinturas coloridas estavam manchadas com o marrom da poeira e o verde do lodo. Percebi também que seus motores foram brutalmente arrancados, provavelmente pela General Eletric, pois dava para perceber que as capas das turbinas estavam danificadas. Os três estavam com seus pára-brisas recobertos com um “papel alumínio”. Estavam juntos à outros 3 Breguinhas da Vasp, outra empresa da época de ouro que virou saudade em 2005, e um Fokker 50 da extinta TAVAJ. Observando os “rabo-íris”, parecia que eles não teriam mais condições de voar, de tão deplorável que era o estado. Esperaram tanto tempo pela volta da Transbrasil que morreram esperando.

23 de outubro de 2009. Dia do Sábado Aéreo em Brasília. Para ir na Base Aérea, onde estava acontecendo o evento, você deve ir por uma pista, e a caminho da Base Aérea para esta pista, você sempre vê o “cemitério de aviões de Brasilia”. No caminho eu vi muita gente dizendo “putz, esses aviões ai agora é só carcaça, o destino deles é virar latinha de cerveja!”. É triste. Pelo menos, estes aviões ainda servem para lembrar de que um dia a Transbrasil existiu a 8 anos atrás. Agora devo me contentar com o rolo-compreensor vermelho-alaranjado, que destruiram além da Transbrasil, a Vasp, a Fly, a Varig (que na minha opinião cresceu desonestamente, principalmente na época da ditadura, pois o governo sempre a ajudou desfavorecendo as outras), a Nacional, a antiga BRA e muitas outras... Triste, triste... Mais um 3 de dezembro ='(

Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Naquela época sim que era voar... Varig, Vasp, TransBrasil... Hoje tem TAM e Gol ¬¬'

    ResponderEliminar
  2. Boa materia, infelizmente os "rolo-compreensor vermelho-alaranjado" tomaram conta do céu, tomara que a Azul agora faça essa historia mudar. E saudade mesmo era aquele som dos breguinhas decolando as 13:00 com um sol de raxa mamona e comendo toda a pista. xD

    ResponderEliminar
  3. emocionante.parabens gostei do texto.
    é eu também torço pela Azul \o/

    ResponderEliminar
  4. Super feliz teu comentário cara, afinal, triste fim tiveram, esses pássaros, como ja sou meio véinho, não me recordava a data, mas guardo boas lembranças da Transbrasil, e tive a oportunidade de voar com ela. Como sempre digo os bons tempos não voltam !!!!

    ResponderEliminar
  5. Triste e lamentável, eu também ja dei uma passadinha lá no "cemitério" de aeronaves e pude ver a situação deplorável dos Boeing 767 que serviram a TRANSBRASIL lembro também que antes dela falir o SBT pagava as passagens dos particpantes do programa Tentação
    fazer o que é a vida, mas eu ainda tenho esperança de que algum dia vai surgir no Brasil uma companhia aérea que vai fazer história na aviação mundial assim como as grandes companhias internacionais e tenho esperança sim que a AZUL se torne uma grande companhia aérea

    ResponderEliminar
  6. Eu não quero que a Azul piore a situação, sabe pq? senão o rolo-compreensor ganhariam só mais uma cor: Azul! e aí teriamos um tripólio de rachar... Eu acharia bom se a Azul, a Webjet e a Oceanair crescessem por igual, mas se uma das três precisar derrubar as outras para crescer, q essência nossa aviação vai ter? =)

    ResponderEliminar
  7. O cara só pra corrigir um pequeno erro seu, "entrei dentro" é errado pois toda vez que você entra é pra dentro.
    Parabéns pelo post, muito bom.

    ResponderEliminar
  8. kkkkkkkk corrigi o erro, vlw por ver isso \XD/

    ResponderEliminar
  9. Excelente.Parabens gostei muito do texto infelismente o governo brasileiro é uma merda ,eles poderiam aproveitar essas aeronaves que estão paradas e coloca-las para voar no CAN (Correio Aéreo Nacional) assim não existiria o monopólio das grandes cargueiras que hoje atuam no Brasil (Fedex,UPS,DHL,etc)....Antigamente tambem era muito melhor pois as empreas trabalhavam com PESSOAS e não pelo tanto pelo DINHEIRO ,além disso o serviços de bordo das companhias eram impecáveis (hoje em dia se vemos obrigados a comer barrinha de cereal com suco de manga e ainda recebemos voos atrasados e pagamos passagens caras),o monopolio AirbusxBoeing não existia pois geralmente as frotas antigas eram bem diversificadas...

    ResponderEliminar
  10. Olá Companheiro, lindas palavras em seu post, Eu me chamo Thiago, sou piloto comercial e para ilustrar ainda mais, meu Pai é mecanico aposentado de avião e já fez muita, mas muita coisa nesses 67. Tive oportunidade de criança conhecer Omar Fontana em algumas festas da companhia no proprio aeroporto de congonhas e quando ele realmente se foi, a empresa foi junto afinal todo o dinheiro que ganhavam, serviu para comprar uma ilha e uma das maiores empresas do Brasil ficou no esquecimento. Hoje depois que eu li seu comentário, conversei com meu velho e vieram várias historias sobre o dia-a-dia, abrimos os manuais do 67,37-200/300,727 etc. Ele tem muito mas muito matérial afinal seus 30 anos em parceria junto a "Rabo íris" rs lhe deu uma puta bagagem. Fiquei muito feliz com seu post, e se você desejar fotos daquele tempo do pessoal da manutenção, eu tenho muita coisa afinal também faz parte da minha historia e tive a oportunidade que eu acredito que poucos tiveram de entrar no hangar aqui em congonhas e lá foi quando eu percebi que eu podia também ter asas e ser um piloto.

    Forte abraço. Seu blog é muito bom eu sempre acesso sempre baixo arquivos sempre prestigiando também.

    ResponderEliminar
  11. Thiago, estou interessado nessas fotos, você pode mandar pra mim por favor?
    Meu e-mail é: isoandre@gmail.com

    ResponderEliminar
  12. Pois é galera, agradeço a todos que deram atenção ao meu post e leram até o fim, pois eu escrevi com a mente e o coração aberto... Eu ainda espero um dia conseguir reerguer a Transbrasil, mesmo sabendo que ela nunca mais voltaria a ser a mesma... A Transbrasil marcou e mudou a minha vida pra sempre, pois antes daquele passeio eu era um moleque que pensava que o avião era "uma coisa q só avuava pro alto" e a Transbrasil me mostrou que os aviões são muito mais que isso... Por isso tenho toda a admiração e respeito pela a Transbrasil, seus funcionários e os Rabo-Íris, alguns ainda voando no Brasil por outras cias (o PR-WJE, o primeiro 733 da Webjet, já foi o PT-TEQ da Transbrasil, sendo antes o PP-SOK da Vasp, depois o PT-TEQ Rabo-Íris, depois o PT-MNJ da Nordeste (Varig), por fim o PR-WJE q voa hj na Webjet)...
    O vazio que a Transbrasil deixou na aviação brasileira nunca mais vai ser preenchido, mas eu apoio sim que a Azul, a Oceanair e a Webjet, cresçam honestamente, sem precisar de derrubar as outras companhias aéreas para isso... Mas também concordo que a TAM e a Gol não devem dominar sozinhas o mercado da aviação civil brasileira... Nos EUA temos mais de 10 cias aéreas grandes, e todas convivem harmoniosamente! Porque num país grande como o nosso Brasil tem que ser diferente?

    ResponderEliminar
  13. Alguem que frequentava o terraço aberto de GRU, olhava para os MD-11 da VASP, 767 da TRANS-BRASIL, os 747-400 da pioneira VARIG, imaginava que estas empresas um dia viessem a desaparecer um dia???

    ResponderEliminar
  14. Cara chega a ser até vergonhoso uma foto dessa, mas infelizmente essa é a realidade do país que inventou o avião...
    Aeroportos pequenos e antiquados, verdade seja dita o único aeroporto no país q merece respeito é Guarulhos...
    Excelente post, gostei, e em relação as aeronaves da foto, vamos fazer uma vaquinha todos os associados do FSaqui e comprar eles... rsrsrsrsrsrs

    ResponderEliminar
  15. Guarulhos ainda merece respeito? Se eu não me engano, tem 9 aviões sucateados lá, e já teve mais, quando a Vasp e a VarigLog decidiram por a céu aberto alguns MD-11... Por sorte os aviões da VarigLog foram vendidos e os da Vasp foram devolvidos aos arrendadores... Ainda assim temos em GRU um A300 Vasp, 3 Breguinhas Vasp, 3 707/DC8 cargueiros da BETA e Skymaster, 2 727 da Fly... Pode uma coisa dessa?
    O aero de Brasília não tem o respeito que merece porque só recebe um tráfego internacional sem ser da America Latina, que é o voo da TAP...

    ResponderEliminar
  16. Eu disse q merece respeito no seguinte, Guarulhos um dos poucos se não for o único aeroporto no Brasil q tem uma estrurura boa...

    ResponderEliminar
  17. Não é só Guarulhos, olha o exemplo do aeroporto de Brasília, é um aeroporto lindo e bastante acessível, é tão bem feito que chega a ser um desperdício... O nível de segurança do aeroporto de Brasilia é um dos melhores (senão o melhor), pois o último acidente grave aconteceu em 1982...

    ResponderEliminar
  18. Cara.. realmente, Transbrasil, Vasp, Varig... são casos tristes, agora BRA... fala sério... foi um favor à população brasileira ela ter fechado. Os aviões estavam em péssimas condições, o atendimento era péssimo...
    Não que a Vasp também não tenha sido, pois no "final de carreira" dela, os aviões muito mal e porcamente tinham manutenção, tanto que tapavam as saídas do ar condicionado (que ficava pingando dentro dos passageiros) com papel toalha. Mas pelo menos uma história ela teve...

    Saudade delas...

    ResponderEliminar

.:Obrigado pelo seu comentário:.