.:FSAqui:.: ILS (Instrument Landing System)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ILS (Instrument Landing System)


Muito boas, estava aqui pensando no que escrever para o próximo post, queria algum tutorial para poder ajudar o pessoal a ter uma simulação melhor quando veio uma ideia... Eu poderia colocar algumas informações sobre o significado de algumas siglas, procedimentos de pouso, partes de um avião, essas coisas. Então, resolvi tentar. Aqui vai:
Pouso ILS (Instrument Landing System ou Sistema de Pouso por Instrumento)

Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista, e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação vertical.
Sistema baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo do avião.
A aproximação ILS (Instrument Landing System) é também chamada de “Aproximação de Precisão” (Precision Approach), por contar com as informações do Localizador em VHF (Very High Frequency) e do Glide Slope em UHF (Ultra High Frequency), fornecendo informações para o alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio para o pouso.
Localizador:

A antena do Localizador está situada a 1.000 pés após a cabeceira oposta a qual se executa a aproximação, emitindo sinal de rádio modulado em 90 Hz e 150 Hz, separados no alinhamento da pista, com um alcance aproximado de 25 milhas, com cobertura de 35º até aproximadamente 17 milhas e de 10° após 17 milhas. Esses equipamentos têm como finalidade fornecer a direção da pista, uma vez que a freqüência de ILS foi colocada no sistema de navegação do avião (NAV1), o que leva a aeronave a se alinhar no eixo da pista.
Glide Slope:

A antena do Glide Slope está localizada entre 750 e 1.250 ft da cabeceira da pista, e tem a finalidade de fornecer o ângulo de planeio correto durante uma aproximação, fixado em 3°.
Opera com frequências na faixa de UHF e sua sintonia é automática, associada à frequência do Localizador.

Marcadores: Algumas instalações possuem os Marcadores junto com o ILS. Quando o avião recebe a transmissão de um marcador, um sinal visual é mostrado ao piloto e outro sonoro é reproduzido, operado numa freqüência de 75 MHz, cuja finalidade é fornecer informações de distância em relação à cabeceira da pista.

Marcador Externo (OMOuter marker)

Outer Marker Indicator.gif
Fica localizado a aproximadamente 7200 m (3.9 NM) da pista. Seu módulo são duas barras por segundo com uma frequência de 400Hz e seu indicador é azul.

Marcador Médio (MMMiddle marker)

Middle Marker Indicator.gif
Fica localizado a aproximadamente 1050 m da pista. Seu módulo são barras e pontos alternados com uma frequência de 1300Hz. Tem o propósito de avisar o piloto que o contato visual com a pista é iminente.

Marcador Interno (IMInner marker)

Inner Marker Indicator.gif
Fica localizado a aproximadamente 300 m da pista. Tem o propósito de avisar o piloto, quando em condições de baixa visibilidade, da chegada iminente a pista. Seu módulo é 6 pontos por segundo na frequência de 3000Hz.
Para pousos por ILS tempos 3 categorias, sendo a 3ª dividida em mais 3 subcategorias. São elas:
Categorias:
  • Categoria I – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão não menor que 60 m (200 pés) e visibilidade não menor que 800m ou contato visual com a pista não menor que 550 m.
  • Categoria II – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 60 m (200 pés) mas não menor que 30 m (100 pés), e contato visual com a pista não menor que 350 m.
  • Categoria III possui sub-divisões
    • Categoria III A – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 30 m (100 pés), ou nenhuma altura de decisão e contato visual com a pista não menor que 200 m.
    • Categoria III B – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 15 m (50 pés), ou nenhuma altura de decisão e contato visual com a pista menor que 200 m mas não menor que 50 m.
    • Categoria III C – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso sem altura de decisão e sem restrições de visual da pista.
Uma aproximação Categoria I pode ser efectuada manualmente; nas categorias II e III é requerido o uso do Piloto Automático sendo que, para operar na Categoria III, ele tem que ter capacidade de efetuar a aterragem automático. É recomendado, entretanto, que a aterragem automática seja efetuada também na Categoria II.

Espero que gostem
Abraços Duff
Autor: Diogo Filgueiras
Fonte: http://www.luizfilgueiras.com/aviacao/

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