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terça-feira, 5 de julho de 2011

About: Concorde



Com certeza, um dos maiores sonhos de nós, aviadores, era estar num voo de um Concorde, não é mesmo?

O Concorde, sem duvidas, foi uma das aeronaves que mais marcaram a história da aviação. Seus 4 turbojets Rolls-Royce/Snecma Olympus 593, também usados mais cedo no grande bombardeiro Avro Vulcan, impulsionavam-no a incríveis Mach 2, exatos  2.220 km/h voando a 55.500 pés (em torno de 17 quilômetros).  Podia ver-se a curvatura do globo terrestre a esta altitude. O avião era tão monstro, que consumia 22 toneladas de combustível por hora. Sua autonomia transatlântica vazia com que ele voasse por 6.230 quilômetros.
Na sua decolagem o Concorde podia levantar com até 111 toneladas. Na decolagem sua velocidade podia ser de no mínimo 321 km/h, e no pouso 296 km/h. Os 4 motores vaziam um estrondo tão forte que, por exemplo, saindo de New York tinha de fazer uma acentuada  curva para a direita em direção ao mar, para evitar o barulho na cidade, que realmente poderia quebrar vidraças. Na velocidade do som, somente era feito o voo no mar, bem longe da costa.

Uma passagem de Londres/New York custava apenas US$ 12.000 dolares (em torno de R$ 21.600 reais).
Com 25 anos de uso, o Concorde da Air France de prefixo F-BTSC decola com chamas em seus motores esquerdos, caindo logo adiante e matando todos a bordo. As chamas iniciaram-se, primeiramente por falta de manutenção da aeronave, mas principalmente por que uma peça de um 747 foi deixada na pista, que entrou no motor e o danificou. Com o fogo, o co-piloto desliga os dois motores (sem permissão do comandante), que deixa o Concorde sem forças, pois estava no inicio da decolagem, e cai logo após. A partir deste acidente a era do Concorde acabou. Em 27 de junho de 2003 o Concorde fez seu ultimo voo, terminando de vez a sua vida, e se tornando o que é hoje.
Existe uma organização chamada Save Concorde Group que está lutando para colocar o Concorde em linha novamente. E realmente está dando certo. Eles já tem a ajuda do governo e já vem fazendo vários testes com novos motores e alguns protótipos. E com certeza vale a pena salvar o que foi este império da aviação: O Aerospatiale-BAC Concorde!
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1 Comentários

1 comentário:

  1. O avião que soltou a peça foi um DC-10 da continental airlines. E essa foi a causa primária do acidente, não falta de manutenção.

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