.:FSAqui:.: Configurando o uTorrent para Aumentar a Velocidade no Windows

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Configurando o uTorrent para Aumentar a Velocidade no Windows

Apesar do uTorrent ser bom por si só, um uTorrent bem configurado é excelente para baixar filmes, séries, jogos e muitas outras coisas. Já mostrei anteriormente como configurar o uTorrent no Mac, um tutorial que pode ajudar usuários do Windows, mas que não era específico para esse sistema. Por isso, nesse post irei falar como fazer essa configuração no Windows.
Além de uma boa configuração, existem outras formas aumentar a velocidade do torrent:

Antes de tudo, você deve abrir a janela de preferências do uTorrent e ir na seção Connection. 
uTorrent 1 Configurando o uTorrent para Aumentar a Velocidade no Windows
Na seção Connection iremos configurar a porta que o uTorrent irá usar. Normalmente você não terá que mudar esse número, mas caso você não esteja conseguindo fazer nenhum download pode ser interessante mudar esse número.
O botão Random port irá criar uma porta aleatória para você. Caso você use um roteador, o número da porta será importante pois pode ser que você tenha que desbloquear essa porta no roteador. Mas normalmente os roteadores vêm configurados para usar UPnP ou NAT-PMP, que são formas de desbloquear as portas automaticamente.
Por fim, se você usa o Firewall do Windows (habilitado por padrão no Windows), você deve adicionar uma excessão para o uTorrent através da opção Add Windows Firewall exception.
Vamos então para a seção Bandwith.
uTorrent 2 Configurando o uTorrent para Aumentar a Velocidade no Windows
Na seção Bandwith, você pode configurar os limites de velocidade de download e upload do uTorrent. Se você colocar zero, ele não irá se preocupar com limites de velocidade, algo que pode prejudicar o uso da internet em outros programas.
Para descobrir a sua velocidade máxima de download e upload você pode usar o SpeedTest, mas como a resposta será em Mbps você precisar multiplicar tal valor por 128. Uma boa dica é colocar a velocidade de download e upload entre 70% e 80% do máximo indicado pelo SpeedTest. As outras opções, em geral, podem ser deixadas nos valores padrão sem problemas.
Seguimos, então, para a seção BitTorrent.
uTorrent 3 Configurando o uTorrent para Aumentar a Velocidade no Windows
Essa seção controla várias opções de coneção do BitTorrent. Para uma melhor velocidade, sugiro deixar todas as opções marcadas, exceto Limit local peer bandwidth. Principalmente por causa da rede DHT que permite que você se conecte com outros usuários além dos que estão nos seus trackers.
Uma configuração muito importante é a escolha da opção de encriptação. Existem três opções: Disabled (sem encriptação), Enabled (com encriptação se possível) e Force (com encriptação obrigatória). Recomendo o uso da opção Force, já que várias empresas de banda larga, ao perceberem que você está usando torrent, diminui a sua velocidade.
Através da encriptação esse problema é reduzido, mas por outro lado você será capaz de se conectar com menos pessoas. Para entender melhor sobre esse assunto leia o post Traffic Shapping: O que é, Como Detectar e Como Evitar.
uTorrent 4 Configurando o uTorrent para Aumentar a Velocidade no Windows
O Transfer Cap é uma ferramenta útil para quem tem planos de banda larga que cobram quando sua quantidade de download passa um certo limite (ou então reduz drasticamente sua velocidade). A configuração é bem simples: você escolhe quantos Gigabytes você quer baixar no máximo, em qual período (em dias) e se você quer considerar apenas Uploads, apenas Downloads ou ambos. Dessa forma, o uTorrent não irá estourar esse limite de transferência no período escolhido.
uTorrent 5 Configurando o uTorrent para Aumentar a Velocidade no Windows
Na seção Queueing podemos definir quantos torrents podem estar ativos ao mesmo tempo e quantos downloads podem estar ativos ao mesmo tempo. Não existe resposta certa para essas opções, já que elas dependem do seu objetivo e da qualidade dos torrents que você está baixando.
Quanto mais torrents ativos, maior a velocidade de download global (até o limite da sua internet). Mas isso pode significar que cada download individualmente baixe lentamente. O resultado é que um arquivo pode demorar muito para baixar. Por outro lado, poucos torrents ativos pode levar a um mau aproveitamento da sua internet.
O Seeding Goal define até quando você deve compartilhar um arquivo após o seu download. É uma boa política na comunidade torrent compartilhar o arquivo até o número de bytes que foram feitos upload ser 1.5 do número de bytes que foram feitos download (150% de ratio).
uTorrent 6 Configurando o uTorrent para Aumentar a Velocidade no Windows
Por fim, o Scheduler é uma ferramenta muito interessante para que o uTorrent não atrapalhe a internet num horário específico. Por exemplo, se você trabalha nessa máquina das 08:00 às 18:00 durante a semana, é possível indicar para o uTorrent não funcionar nesse horário (Turn Off) ou apenas fazer upload (Seeding only), funcionar com velocidade limitada das 18:00 às 24:00 (Limited) e baixar em velocidade máxima nos outros horários (Full speed). É possível até agendar dependendo do dia da semana.
Apesar de existirem várias outras configurações no uTorrent, essa são as que eu considero mais importantes para melhorar a velocidade de download. Mas apesar de um uTorrent bem configurado levar a downloads melhores, é importante ressaltar que é importante que os seus torrents sejam bons também.

Espero que gostem
Agradecimentos: mafagrafos.net


Sem comentários:

Enviar um comentário

.:Obrigado pelo seu comentário:.