.:FSAqui:.: Comparação Final - FX-2

sexta-feira, 19 de março de 2010

Comparação Final - FX-2


Com o FX-2 chegando finalmente, na reta finalíssima, que segundo Jobim deve sair até dia 10 de Abril, eu trago uma análise bem completa, comparando os três caças, comparando eles juntos!
Comparei, em vários quesitos, desde técnico, até em combate e preço/custo operacional!
A pontuação será da seguinte manera:
O que ganhar no quesito, marcará 3 pontos, o que ficar em segundo 1 ponto, e o último não marca nada!
Vamos começar!

Motores - Empuxo dos motores
1º:
F-18 Super Hornet: 2x GE 141 14.000 libras (62.3 kN) cada que dá 28.000 libras no total
2º: Dassault Rafale F3: 2× Snecma M88-2 11.250 libras (50.04 kN) cada que dá 22.500 libras cada
: Gripen NG: 1x Volvo F414G (evolução do GE 141 usado no SH, chega á Super Cruzeiro sem pós combustor) que dá 16.000 libras

Velocidade Máxima
Todos empatam - Não pontua
Segundo vários sites, os três tem a mesma velocidade, que é Mach 2.1, variando 50km/h de um caça para o outro, apesar do Gripen NG ter 1 motor ao contrário dos 2 do Rafale e Super Hornet!

Peso Máximo de Carga Útil
1º:
F-18 Super Hornet - 16.000kg - 16 toneladas
2º: Rafale F3 - 12.000kg - 12 toneladas
3º: Gripen NG - 8.500kg - 8,5 toneladas

Alcance de Combate (Com configuração para interceptação sem tanques extras)
1º: F-18 Super Hornet - 800km
2º: Rafale F3 - 600km
3º: Gripen NG - 450km

Melhores radares (Melhor alcance de varredura, foco mais rápido)
1º:
F-18 Super Hornet - Radar Raytheon APG-79 que confunde o míssil inimigo, compara informações com outros radares nos outros Super Hornet próximo, ele pode dar localização de um alvo para outro avião ou arma acertar-ló, foca no alvo antes do alcance visual
2º: Rafale F3: Radar Thales EBE2 ideal para interagir com AEWCAS que são aquelas aeronaves com radares grandes no dorso. Radar com pouca assinatura, melhor invisibilidade.
3º: Gripen NG: Radar Ericsson PS-05/A, adaptado para o AIM-120 AMRAAM, pode lançar até 4 mísseis de uma vez em alvos diferentes, mais com pouca precisão!

Custo Operacional (Preço de compra + Manutenção)
1º:
Gripen NG: US$ 35 milhões e manutenção barata por ser pequeno e ter um motor apenas!
2º: F-18 Super Hornet: US$ 53 milhões, tamanho médio e manutenção de custo médio
3º: Rafale F3: US$ 75 milhões, projeto ficou muito caro, quase desistindo! Manutenção média!

Variedades de armas:
1º:
F-18 Super Hornet tem 24 tipos diferentes de armas, dentre bombas, mísseis ar-ar, ar-terra, anti-navios e anti-submarinos guiados a calor(temorguiado), a laser e etc. Clique aqui para ver a variedade de armas do Super Hornet tem, e procure por vídeos dela no You Tube, para ver o estrago das "gracinhas". Mísseis do tipo dispare e esqueça!
2º: Rafale F3: Míssel Magic II e Meteor, de alta qualidade usado pelos Mirage 2000C do Brasil, e o interessante é que ele pode levar mísseis ar-terra de alcances bemmm longos, e inclusive mísseis e bombas nucleares!
3º: Gripen NG: O tradicional AIM-9 e AIM-120 e uma boa varidade de bombas, por ter muitos armentos americanos, o EUA pode vetar a venda do AIM-120 e algumas bombas, assim complicando a situação! *O MAA-1 Piranha brasileiro é o Sidewinder americano feito sobre licença, então não seria problema!*

Vamos agora á um pequeno pós e contras dos caças:

Dassault Rafale F3:
+ Tem uma baixa assinatura de radar
+ Bom alcance
+ Pode levar uma boa quantidade de armamento nuclear
+ Já foi testado em combate real, tem batismo de fogo
- Preço bem salgado

SAAB Gripen NG:
+ É o mais barato
+ Custo de manutenção baixissímos
+ Consegue chegar a Super Cruzeiro sem pós-combustor
- Tem pouco alcance, e o Brasil é um país imenso, o 5º maior do mundo
- Não pode levar tantos armamentos, principalmente mísseis
- Vendeu pouco, foi o pior classificado no FX-2 Indiano que é o MMRCA que tem também o Rafale e o Super Hornet, mais o que indica, lá vai dar Eurofighter Typhoon, Mig-35 ou Super Hornet
- É feito por um país com pouca experiência em aeronaves
- Nunca voou, portanto não tem batismo de fogo
- O primeiro prótótipo do JAS-39 Gripen se acidentou feio durante o pouso por sobrecarga do sistema. E com o mesmo piloto do acidente anterior, em Gripen de demonstração durante Show Aéreo deu o mesmo problema, nos dois casos o piloto conseguiu ejetar e sobreviver, e nos dois casos deu perda total! O piloto de testes se aposentou após o último acidente!

Boeing F/A-18E/F Super Hornet:
+ Tem um bom preço, é o 2º mais caro e 2º mais barato
+ Tem o maior alcance
+ Tem a maior variedade de armas
+ Tem o melhor radar
+ Tem mais horas de voos
+ Tem batismo de fogo
- A transferência de tecnologia é certa por causa do Pentágono ter emitido até essa nota, mais a questão de transferência dos Códigos-Fontes é incerta, esse códigos que permitem uma modificação feita pela Embraer, uma modernização, adaptação mais profunda, de maior modificação!


Finalizando.....
O Gripen NG é o mais barato, mais não voou, e faz muuuita diferença no combate
O Rafale F3 é ótimo, mais é muito caro, uma diferença grande do Gripen e Super Hornet
O Super Hornet é perfeito, é o principal caça da maior marinha e corpo de fuzileiros navais do mundo, a US Navy e US Marine. E a USAF está olhando para comprar ele, juntamente com uma nova versão F-35 que talvez irão subsituir o F-22 Raptor (Já? Sim, o Pak-Fa ajudou na aceleração disso!), o Super Hornet mantém a "virgindade do F-15" de nunca ser abatido em combate, ninguém no mundo teve o gosto de abater um F-15 e se continua a se repetir no Super Hornet. A variedade de armas dele é grande, portanto é a melhor escolha na opinião técnica, mais como a FAB disse:
"Nós não fazemos a decisão política do FX-2, apenas a parte técnica nos fazemos, os 3 caças atendem as nossas necessidades, mais nossa decisão não será a decisão final, tudo pode mudar!"
O interessante é ver os vídeos oficias do Rafale F3, Gripen NG e Super Hornet e tirar suas próprias conclusões!

Agora é so esperar para ver no que vai dar! Tirem suas próprias conclusões nos comentários!
Todos os dados acima são baseados em sites confiáveis, sites das empresas produtoras e etc.
Nada de Wikipédia da vida, pois praticamente qualquer um edita, e não é 100% atualizado!
A decisão do governo saio até o dia 10 de Abril, e você fica saindo da notícia aqui na íntegra!
Agradecimentos: Site Poder Aéreo, Naval e Forte!

Notícias:
Força Aérea da Romênia decide F-16 USADOS ex-USAF, no programa de substituição similar ao FX-2, estavam na concorrência o Gripen e o Eurofighter novos!


Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. "Bunitinho" o post, mas isso tudo é Balela, pois já esta decidido que será o RAFALE, O Governo, leia-se Jobim, esta fazendo jogo de corpo para remendar a burrada que o Lula fez, falando o que já estava acertado.

    Quem vver verá

    ResponderEliminar
  2. Existe ai um pequeno engano! O F35 não vai substituir o F22, simplesmente vai completar o F22 (como aconteceu com o F22 e o F15). O F35 vai, tambem em principio, ser desenvolvido na variante de substituir os F18 hornet e secalhar os super hornets na US NAvy e na US Marines.
    Visitem o meu blog: http://aeroasas.blogspot.com

    Fala sobre a aviação no geral (principlamente militar).

    ResponderEliminar
  3. finalmente esse projeto FX-2 vai sair eu nao vejo a hora de substituir algumas sucatas do brasil e ta precisando mesmo espero que comprem logo para renovar a nossa força aerea brasileira

    ResponderEliminar
  4. kkkkkk ''o jobim'' parece ate uma pessoa íntima do Ministro da Defesa

    ResponderEliminar
  5. Esse assunto da margens a muitas questões que podem ser tratadas mais oque eu acho que é deveriam escolher logo e dixar de " viadagem " compra logo o rafale que é a melhor opção o preço é salgado mais fazer oque... a idéia do governo e a principal questão é a transferência de tecnologia... o F-18 o governo dos EUA não vão transferir a tecnologia então ta fora é a melhor aeronave mais vendo por este lado ta fora ! O gripen também querendo ou não é boa mais tanto o radar quanto o motor " não são da fabricante em si é tecnologia americana que também não seria passada ! "( esse comentário eu vi no jornal ) Agora o rafale é caro mais em fim é a melhor opção que temos seria pois tudo pelo menos eu acho que toda tecnologia seria passada ! fora que é um avião que server tanto para a FAB quanto para marinha...

    OBS: Tava conversando com alguns pilotos da FAB eles falaram o seguinte que a melhor opção seria o sukhoi disseram que o avião era o melhor em todos os quesitos porem devido a máquina ser russa e aquela velha richa entre americanos e russos levou a desclassificação da aeronave....

    ResponderEliminar
  6. Realmente Gustavo, o melhor é o Sukhoi, mais se o EUA tá afim mesmo de vender o Super Hornet, a ponto de trazer um porta-avião da Classe Nimitz para o Brasil para fazer apresentação!
    E o Pentágono e o Obama divulgaram nota oficial aceitando a transferência 100% de tecnlogia, podendo os 12 primeiros serem construídos no EUA e o restante no Brasil! E sobre a sua frase:
    "o preço é salgado mais fazer oque... " Fazer o que nada! É nosso dinheiro, se tem um mais barato e melhor, então é a melhor opção!
    Se o Brasil escolher o Super Hornet e o Pentágono não cumprir a sua palavra, vai pegar muito mal pros EUA, o que atrapalharia na venda de outras aeronaves!
    *Lembrando que o F-18 Super Hornet é único avião militar no mundo que não atrazou nas entregas, a primeira data de entrega foi cumprida com antecedência, não houve atrasos!*

    ResponderEliminar
  7. bom dia a todos...concordo com os dois comentarios acima...mas acredito que o brasil nao comprara o F18 a razao e simples: a MAIORIA dos paises que compraram esse aviao reclamam ateh hoje que, mesmo em termos de manutençao, dependem dos estados unidos...
    O brasil busca cada vez mais ser independente na america oque faz as negociaçoes penderem pro lado do rafale.moro na frança e nem por isso defendo o rafale.Esse foi um projeto EXTREMAMENTE caro devido dificuldade de dominar as novas tecnologias utilizadas(alias, ficou tao caro que mesmo o governo frances da epoca diminuiu pela metade a encomenda).Mas nisso tudo, oque me deixa mais triste eh que ateh hj o brasil nao foi capaz de desenvolver um caça capaz de encarar de frente o F18 o gripen e o rafale.....
    Abraço a todos que acompanham esse site...
    PAULO ROBERTO

    ResponderEliminar
  8. "nova versão F-35 que talvez irão subsituir o F-22 Raptor"
    Onde você pegou isto?
    desde quando uma aeronave air-to-air sera substituida por outra aeronave air-to-ground??
    Pelo que eu saiba os F-22 e os F-35 irão substituir as demais aeronaves da USAF e da USNAVY...

    ResponderEliminar
  9. noosa quanta baboseira o f/a-18 jateve quedaspor causa de suas turbinas.

    O gripen e ruim na distancia.

    O rafale e um caça que bate de frente com qualquer stealth.

    ResponderEliminar
  10. ~Galera, eu não sou nenhuma pessoa sem informação nenhuma, pego das fontes mais confiáveis possíveis, peguei principalemente do site Poder Aéreo que é excelente, exerce uma certa influência sobre a opinião, é muito bom, e o F-22 já está programado para sair, eu não to falando que o F-35 vai substituir o F-22 definitivamente, eu falo que á chance sim de isso acontecer, e o F-35 ele é Air-Air também, não é apenas Air-To-Ground, vai ter milhares de variantes, maiora pra ataque á solo, mais também para combate áereo!

    E o F-35 tá mais moderno do que o F-22, por ser mais novo, óbvio!

    E o F-22 é o substituto oficial do F-15, quem falou que é pra completar está totalmente errado, isso foi uma nota oficial da USAF!

    "O rafale e um caça que bate de frente com qualquer stealth."

    Então experimenta colocar um Rafale atrás de um F-22 para ver o que acontece, o F-22 tem mais manobrabilidade, tem um radar bem melhor, melhor alcance, voa em super-cruzeiro, então antes do Rafale acha-ló, o F-22 já vai ter disparado um míssel!

    Pelo jeito vai dar Rafale, mais não é uma opção ruim, mais não a melhor!


    "noosa quanta baboseira o f/a-18 jateve quedaspor causa de suas turbinas."

    VocÊ sabia que o Rafale caiu mais, e o Gripen também?
    E a Força Aérea da Romênia está tirando os seus Gripen, que não são nada velhos e substituindo por F-16 USADOS!

    ResponderEliminar
  11. O short-list seria que ser outro, com o Sukhoi na disputa! Eu prefiria o Sukhoi depois do F-35 na antiga lista!

    ResponderEliminar
  12. Que o autor me desculpe mas esse post tá cheio de besteiras.
    desde quando o protótipo do Gripen ter caído é problema? Protótipos de quase todos aviões caem, por isso são protótipos. Até protótipo do F-22 já caiu. (fala que ele é ruim também!)
    Quem disse que o F-35 é mais moderno que 0 F-22? Se fosse assim os EUA venderiam o F-22 pro Japão e não venderiam o F-35 pra ninguém.
    Quem disse que os EUA divulgaram transferir 100 % de tecnologia do F-18? Eles falam em tecnologia necessária (seja lá o que for isso!), e a Boeing já propôs pagar multa de 5% para cada tecnologia não transferida, ou seja, sabem que podem não transferir coisa alguma.
    Por que o F-18 ser mais pesado o coloca em primeiro lugar nesse quesito? A vantagem é ser mais leve ué!!!
    Você citou exatamente quantas armas o F-18 pode portar mas quanto aos outros deixou uma informação vaga.
    Não estou jogando pedras. Reconheço seu trabalho de ter pesquisado, mas você não fez uma comparação imparcial, dando clara preferencia pelo modelo americano.

    ResponderEliminar
  13. (Em tempo).
    "Então experimenta colocar um Rafale atrás de um F-22 para ver o que acontece, o F-22 tem mais manobrabilidade, tem um radar bem melhor, melhor alcance, voa em super-cruzeiro, então antes do Rafale acha-ló, o F-22 já vai ter disparado um míssel!"
    Põe um F-22 sem subalares então pra ver se ele vai pelo menos até o outro quarteirão!
    Pra ter bom alcançe ele precisa de tanques extras, e isso tira boa parte da invisibilidade dele.
    Já o Rafale é bem furtivo com subalartes e armas expostas.

    ResponderEliminar
  14. eo o Rafale e cabo , e eu axo que esse post eh desnecessario pq , issu tudo ai que c coloco nele , foi divulgado em rede nacional pela record e a Globo

    ResponderEliminar

.:Obrigado pelo seu comentário:.