Foi realizado 4 dias atrás(29 de Janeiro) o primeiro voo do T-50 Pak-Fa (PaK-FA ou Pak-FA) que é o primeiro avião russo de 5ª geração, e para quem não sabe os aviões de 5ª geração são os mais modernos do mundo, eles possuem ótimos radares, mais o que mais os diferencia é o design é sua capacidade Stealth que vem do inglês Discrição.
Eles são revestidos ou feitos por um fibra ultra especial e até o dia 28 de janeiro exclusiva do EUA, essa fibra é um Material Radar Absorvente (RAM) que ao invés de refletir as ondas eletromagnéticas do radar que os outros aviões fazem, ela absorve, o que dá no radar aparece nada, como a onda eletromagnética foi para o espaço, e não voltou (Só é possível ver a localização do avião quando essa onda bate e volta no receptor!)
O primeiro avião stealth foi o bombardeiro americano Lockheed Martin F-117 Nighthawk que teve seu primeiro voo em Junho de 1982 e entrou em serviço um ano depois. Durante a chamada Guerra Fria um F-117 Nighthawk foi derrubado por radares de baixa frequência, e até hoje foi o único avião stealth a ser derrubado.
Depois do Nighthawk veio o Grumman B-2 Spirit em 89'' com RCS menor do que o antecessor (RCS = Assinatura de radar, quanto maior o RCS, maior é a recepção do radar inimigo sobre aquela aeronave). O B-2 é um bombardeiro de longo alcance usado até hoje pela USAF.
Em 97'' a pioneira na tecnologia Stealth Lockheed juntamente com a Boeing e PW fizeram o F-22 Raptor que é o substituto do F-15 Eagle. E a Lockheed juntamente com o grupo Grumman fizeram o F-35 Lightning II que é a "versão naval" do F-22 Raptor, mais concentrado mais ao ataque ao solo e também pode virar a turbina para pousos verticais!
E recentemente, para não ficar atrás, a Boeing criou o F-15 Silent Eagle que é o F-15 aprimorado com RAM! *A Boeing apenas fornece peças do F-22, então é incorreto dizer Boeing F-22 Raptor!*
Como você percebe, desde do primeiro Stealth, o F-117, em 82'' até 97'' foram 15 anos até o desenvolvimento do primeiro caça Stealth, essa enrolação para desenvolver a peça-chave das Forças Aéreas que á a Caça, atrapalhou os EUA, que confiantes achariam que a Rússia desenvolveria essa tecnlogia lá pra 2030 até 2050, e em 2040 eles ofereciriam a tecnologia para compra por um preço absurdo. Mais Russo é Russo, de uma forma ou de outra eles dão um jeito, mesmo que o avião fique uma desgraça (Casos dos aviões comercias deles que voam hoje que matam 1.000 pessoas por ano!).
A China está também desenvolvendo um caça de 5ª geração, mais bem maior, para você ter idéia ele é maior do que o russo Su-47 Berkut que é bem grande para um caça!
Nas fotos acima mostram a comparação dos aviões Stealth's americanos com o Sukhoi Pak-FA T-50, e você percebe que eles são muuuuito parecido, mais não é cópia, pois os EUA patentearam os seus caças ao momento que deixaram o solo pela primeira vez!
Abaixo segue informações detalhadas do Pak-Fa que até surgiram rumores do Brasil estar dentro do projeto, o que foi negado pela Rússia e Brasil, e na primeira foto de cima para baixo você vê a concepção artística do Pak-FA nas cores da FAB feito pelo entusiasta "Jacubão".
Coloquei uma enquete no blog, em qual você coloca sua opinião sobre o melhor caça Stealth!
Eles são revestidos ou feitos por um fibra ultra especial e até o dia 28 de janeiro exclusiva do EUA, essa fibra é um Material Radar Absorvente (RAM) que ao invés de refletir as ondas eletromagnéticas do radar que os outros aviões fazem, ela absorve, o que dá no radar aparece nada, como a onda eletromagnética foi para o espaço, e não voltou (Só é possível ver a localização do avião quando essa onda bate e volta no receptor!)
O primeiro avião stealth foi o bombardeiro americano Lockheed Martin F-117 Nighthawk que teve seu primeiro voo em Junho de 1982 e entrou em serviço um ano depois. Durante a chamada Guerra Fria um F-117 Nighthawk foi derrubado por radares de baixa frequência, e até hoje foi o único avião stealth a ser derrubado.
Depois do Nighthawk veio o Grumman B-2 Spirit em 89'' com RCS menor do que o antecessor (RCS = Assinatura de radar, quanto maior o RCS, maior é a recepção do radar inimigo sobre aquela aeronave). O B-2 é um bombardeiro de longo alcance usado até hoje pela USAF.
Em 97'' a pioneira na tecnologia Stealth Lockheed juntamente com a Boeing e PW fizeram o F-22 Raptor que é o substituto do F-15 Eagle. E a Lockheed juntamente com o grupo Grumman fizeram o F-35 Lightning II que é a "versão naval" do F-22 Raptor, mais concentrado mais ao ataque ao solo e também pode virar a turbina para pousos verticais!
E recentemente, para não ficar atrás, a Boeing criou o F-15 Silent Eagle que é o F-15 aprimorado com RAM! *A Boeing apenas fornece peças do F-22, então é incorreto dizer Boeing F-22 Raptor!*
Como você percebe, desde do primeiro Stealth, o F-117, em 82'' até 97'' foram 15 anos até o desenvolvimento do primeiro caça Stealth, essa enrolação para desenvolver a peça-chave das Forças Aéreas que á a Caça, atrapalhou os EUA, que confiantes achariam que a Rússia desenvolveria essa tecnlogia lá pra 2030 até 2050, e em 2040 eles ofereciriam a tecnologia para compra por um preço absurdo. Mais Russo é Russo, de uma forma ou de outra eles dão um jeito, mesmo que o avião fique uma desgraça (Casos dos aviões comercias deles que voam hoje que matam 1.000 pessoas por ano!).
A China está também desenvolvendo um caça de 5ª geração, mais bem maior, para você ter idéia ele é maior do que o russo Su-47 Berkut que é bem grande para um caça!
Nas fotos acima mostram a comparação dos aviões Stealth's americanos com o Sukhoi Pak-FA T-50, e você percebe que eles são muuuuito parecido, mais não é cópia, pois os EUA patentearam os seus caças ao momento que deixaram o solo pela primeira vez!
Abaixo segue informações detalhadas do Pak-Fa que até surgiram rumores do Brasil estar dentro do projeto, o que foi negado pela Rússia e Brasil, e na primeira foto de cima para baixo você vê a concepção artística do Pak-FA nas cores da FAB feito pelo entusiasta "Jacubão".
- Espera-se uma vantagem de 10 a 15% de sobre o F-22, devido à diferença de duas décadas em desenvolvimento tecnológico;
- O F-22 detecta o Su-35 a 150/180km de distância, abre fogo a 110km, mas só é detectável no alcance visual pelo Su-35;
- O sistema OLS-35 detecta o F-22 a 100km de distância;
- O Radar AESA do PAK-FA terá 1.526 módulos, com potência de 18KWt, e alcance de 400km para grande alvos. Poderá rastrear 60 alvos e travar em 16 ao mesmo tempo;
- Antenas ativas nas asas e cauda provavelmente;
- OLS em 360 graus;
- Capacidade de disparar mísseis para trás;
- Poderá levar até 12 mísseis ar-ar internamente;
- Duas baias internas para WLRAAMs e LRAAMs de até 700kg cada + duas baias para mísseis de curto alcance;
- Enquanto o Raptor pode levar 8 mísseis;
- WLRAAM ‘Izdelie 810′ derivado do MiG-31 R-33, 400 km de alcance;
- LRAAM ‘Izdelie-180PD’ derivado do R-77, 250 km de alcance;
- ‘Izdelie-180′ – de combustível sólido, derivado do R-77, com alcance de 110-140 km, guiagem por radar ativo e passivo, “homing on jammer”.
- AAM de curto alcance ‘Izdelie-300′ ou K-MD IR matrix, com o dobro do alcance dos mísseis atuais;
- Kh-58UShKE;
- Kh-35;
- Bombas de 500kg guiadas ou não guiadas;
- Catapultas Intrafuselagem UVKU-50L – até 300 kg, UVKU-50U – até 700 kg.
- Baias internas para até 2.000kg
- Pontos duros externos para até 6.000kg
- Canhão GSh-30 de 30 mm
- Planos para se construir até 430 aviões para a Força Aérea Russa
- Preço provável de US$ 80 milhões
- Vai substituir os 339 Su-27 e 300 MiG-31
Coloquei uma enquete no blog, em qual você coloca sua opinião sobre o melhor caça Stealth!
eu ja sei que esse caça fez seu primeiro voo esse caça foi um projeto do brasil com a russia, mais ainda essa aeronave e um prototype, pois pode ser que se fabrique centenas delas ou dezenas ou apenas 1 ou 2 e pode ser que nao continue com esse projeto.
ResponderEliminarEsse projeto o Brasil NÃO AJUDOU NEM CONTRIBUIU! Foi apenas rumores!
ResponderEliminarNão é atoa que quando o presidente Russo veio ake, eles falaram que o Brasil não está desenvolvendo nada com a Rússia, e logo depois anunciam que o Brasil comprou os Hinds que começaram a chegar mês passado!
carlos gabriel cara eu vi no wikpedia meu e tinha la que essa aeronave e um projeto de brasil com o russia.
ResponderEliminareu ja tinha visto muito antes essa aeronave na wikpiedia cara.
cara, esse aviao foi feito pra substituir os velhos su-27 e mig's em geral, e alem disso, eles tem asas retrateis, o que quer dizer que podem substituir os su-33 do porta avioes Admiral Kuznetov. esse aviao tambem mostra que nao sao apenas os americanos que dispoem de tecnologia para construir tal maquina de guerra, tanto que construiram um caça que sera superior ao F-22.
ResponderEliminaresse projeto seria uma boa para o Brasil, que poderia participar de um projeto de tamanha importancia. seria um grande salto tecnologico, alem de que o Brasil adquiriria um caça util para pelo menos 30 anos
ResponderEliminarAndersson, o Wikipédia não é uma fonte 100% confiável, a além disso não é todas as páginas que eles atualizam toda a hora, não é atoa que até agora (21:57) não conta o primeiro voo do Pak-Fa!
ResponderEliminarE também conta como PROGRAMA RUSSO, e não AVIÃO RUSSO!
Olha ae parte do Wikipédia:
O Brasil está oficialmente fora do projeto PAK-FA. A recente viagem do presidente Russo Dmitri Medvedev ao Brasil ocorrida em 25 de novembro de 2008 não resultou na assinatura de nenhum acordo relacionado ao projeto.[5] O Comandante da Força-Aérea brasileira, Juniti Saito, justificou: "Não quero denegrir a imagem do Sukhoi, mas o projeto não se encaixou nas nossas necessidades."[5] A Força Aérea brasileira alega que a exclusão dos aviões da Sukhoi ocorreram pela falta de comprometimento em repassar tecnologia. Contudo, o Itamaraty e fontes russas alegam o contrário, que a venda dos aviões Su-35 para o Projeto FX-2 não só resultaria na transferência de tecnologia, como também incluiria o Brasil no desenvolvimento do projeto PAK-FA.
1º - O Brasil nunca participou do projeto T-50 PAK-FA. Essa possibilidade foi apenas cogitada caso o Brasil optasse pelo Su-35 no programa FX-2.
ResponderEliminar2º - O T-50 não é melhor que o F-22. Só pra efeito de comparação a leitura de radar (RCS) do T-50 é de 0,05m², a do F-22 é de 0,025m² e do JSF-35 é de 0,005m². O que significa que não é tão furtivo.
Os próprios russos admitiram que o T-50 de hoje não pode competir diretamente contra o F-22.
Mas o T-50 acabou de fazer seu primeiro voo, portanto, futuramente, com melhorias e atualizações, pode sim vir a ser bem melhor que o famigerado F-22.
ta ok carlos gabriel mas o que tinha no wikipédia disia que era uma parceria brasil e russia e o que disia la sobre esse projeto do t-50
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