VMCG - (Velocidade mínima de controle no solo): É a menor velocidade onde o controle consegue manter o controle positivo do avião, durante a decolagem, através das superfícies de controle aerodinâmicas, com o motor crítico inoperante e os demais em potência de decolagem.
VMCA - (Velocidade mínima de controle aerodinâmica):É a menor velocidade onde o multimotor pode ser controlado, com motor crítico inoperante e os outros na potência de decolagem, e ainda executar curva com inclinação máxima de 5 graus para o lado do motor em pane. Para o cálculo desta velocidade são levados em consideração os seguintes fatores: CG (centro de gravidade) na posição mais desfavorável, trem de pouso recolhido, flapes e compensadores na posição de decolagem.
V1 - (Take-off decision speed): É a velocidade na qual, durante a decolagem, se identificar a falha no motor crítico, o piloto deve escolher entre:
1- Continuar a decolagem, sendo que neste caso sairá da RWY e atingirá 35ft de altura sobre a cabeceira oposta, porém ainda dentro da Clearway, ou
2- Interromper a decolagem e ainda parar dentro da Stopway.
A V1 é tão somente a velocidade máxima para se interromper uma decolagem ou a velocidade mínima para completá-la, porém, sempre que possível, decida por abortar a decolagem.
A V1 nunca poderá ser menor que a VMCG.
VR -(Velocidade de rotação): é a velocidade onde o piloto gira o avião em torno do eixo transversal (Roda o avião, levantando o nariz), para decolar no menor espaço, a fim de atingir a V2 a 35ft de altura. Entretanto, a VR deve respeitar os seguintes míninos:
- Ser acima de 1,05 da VMCA.
- Ser acima da V1.
VLOF - (Lift off Speed): É a velocidade no instante em que o avião sai do solo, ou velocidade de despegue, ocorre logo após a VR.
V2 - (Velocidade segura de decolagem e subida): É a velocidade que o avião deve atingir a 35ft sobre o nível da RWY, com motor crítico inoperante. A V2 deverá respeitar os seguintes mínimos:
- 1,1 maior do que a VMCA.
- 1,2 maior do que a velocidade de estol.
VS - (Velocidade de estol): É a menor velocidade que um avião consegue manter vôo horizontal com potência mínima. Varia em função do flape, peso e posição do CG. Se divide em dois tipos, para facilitar o estudo:
-VS0: Para configuração de pouso.
-VS1: Para outras configurações.
VREF - (Velocidade de referência): É a velocidade na aproximação final onde o avião cruza a cabeceira da pista a uma altura mínima de 50ft. Depende do peso da aeronave e da posição do flape e não poderá ser menor que 1,3 da velocidade de estol.
VMBE - (Velocidade máxima para frenagem): É a velocidade máxima que se pode iniciar a frenagem sem exceder a capacidade do sistema de freios e pressão das rodas. É determinada pelo fabricante.
VB - (Velocidade máxima de penetração em turbulência): É a maior velocidade que um avião pode entrar em turbulência severa, sem ultrapassar o fator carga limite do avião, constante no seu manual.
VRA - (Rough air speed - velocidade em ar turbulento): É a velocidade recomendada para o vôo em turbulência.
Caro Jonas
ResponderEliminarGostaria de fazer uma correção na sua explicação da VR, se me permitir. Onde vc afirma que a VR tem que "ser acima da V1" retifique para DEVERÁ SER MAIOR OU IGUAL A V1.
Considere que: Vef<V1<=VR<Vlof<V2
Allyson - DOV Nº000679